segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Câncer de próstata atinge obesos com mais agressividade


Homens obesos diagnósticados com câncer de próstata podem aumentar suas chances de sobreviver se perderem peso, avaliam especialistas envolvidos em duas pesquisas realizadas nos Estados Unidos.


A descoberta dos dois estudos, realizados em cerca de 4 mil homens, é que o câncer na próstata atinge homens obesos de maneira muito mais agressiva.
A doença também é mais propensa a voltar nos indivíduos acima do peso.

Os estudos foram publicados na revista científica Journal of Clinical Oncology.

Na primeira pesquisa, Christopher Amling, do Centro Médico da Marinha em San Diego, na Califórnia, examinou dados de 3.162 homens com câncer na próstata. Desses, 19% eram obesos.

A pesquisa mostrou que os homens obesos apresentavam formas mais agressivas de tumores e maior índices de reincidência.

No segundo estudo, cientistas da Universidade de Baltimore examinaram dados de 1.106 homens, 22% dos quais eram obesos.

Os obesos também correm 60% mais riscos de reincidência, segundo os pesquisadores.

Segundo os cientistas, os homens obesos apresentam níveis mais baixos do hormônio masculino testosterona e índices mais elevados do hormônio feminino estrogênio, previamente associado ao desenvolvimento de vários tipos de câncer.

"A função primária da obesidade no câncer de próstata ainda não é claramente definida, mas esperamos avaliá-la mais. Eu aconselharia os pacientes a se manterem dentro de um peso limite diante da possibilidade de desenvolverem tumores mais agressivos", disse Amling.


Fonte: BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário