segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Varicocele saiba o que é, e quais seus tratamentos

A varicocele se forma devido a dilatação das veias que drenam o sangue dos testículos, ou seja, são varizes das veias testiculares. A varicocele está presente em 15% da população (adultos e adolescentes) e em 35% dos homens com infertilidade. O pico de incidência ocorre entre os 15 e 25 anos.

 Mioma na menopausa

Na maioria das vezes a varicocele ocorre ao lado esquerdo da bolsa escrotal, acometendo o testículo esquerdo. Isso acontece porque existe uma grande diferença entre as veias testiculares esquerda e direita. Enquanto a veia direita finaliza na veia cava que é poussui calibre maior em um ângulo de 45º, a veia testicular esquerda drena para a veia renal esquerda, de menor calibre e com uma angulação de 90º, o que dificulta o escoamento do sangue.

O tratamento da varicocele é indicado quando há diminuição do tamanho do testículo ou quando o espermograma estiver alterado, especialmente em homens com dificuldades para ter filhos. O tratamento pode também ser indicado se houver sintomatologia local, como dor testicular.

Como a doença é progressiva, recomenda-se também o tratamento nos homens solteiros, portadores de varicocele clínica e com análise dos espermatozóides alterada. O objetivo do procedimento é a interrupção do fluxo de sangue pelas veias dilatadas, sendo importante preservar a artéria testicular, que nutre o testículo, bem como o canal responsável pela vascularização, e os vasos linfáticos que transportam a linfa do cordão espermático e dos testículos.

Tratamento Varicocele:

O tratamento da varicocele é indicado para qualquer paciente?

O tratamento da varicocele é indicado aos pacientes que apresentam sintomas, infertilidade ou sinais de atrofia do testículo.

Como tratar a varicocele?

  Para tratar a varicocele, existem três tipos de tratamento. São eles:

1.) Embolização da varicocele: é um processo não cirúrgico, semelhante a um cateterismo. Não é preciso anestesia geral (na maioria das vezes apenas sedação) e o procedimento dura apenas uma hora em média.

2.) Cirurgia aberta: a cirurgia aberta é um procedimento simples, normalmente realizado com anestesia geral (em alguns casos com anestesia local). Dura 45 minutos e o paciente costuma ter alta no dia seguinte. Devido ao edema, indica-se o uso de um apoio para a bolsa escrotal durante alguns dias. O paciente deve evitar esforço físico por duas a quatro semanas e relações sexuais por 10 dias.

3.) Cirurgia laparoscópica: é menos usada, pois possui tempo operatório maior e a alta hospitalar demora aproximadamente 48 horas. A única vantagem é o fato de a incisão ser menor.

O que é a embolização de varicocele?

  A embolização de varicocele é um revolucionário método para tratamento da varicocele. Trata-se de um procedimento minimamente invasivo, ambulatorial e que exige apenas anestesia local, proporcionando ao paciente a mesma eficiência da cirurgia, mas com um tempo de recuperação muito menor.

A embolização é realizada por meio de uma pequena incisão na virilha, por onde um cateter é introduzido na veia femoral que faz um mapeamento venoso e detecta no testículo quais são as veias afetadas. Por desse cateter são injetadas substâncias embolizantes, que ocluem as veias alteradas impedindo o acúmulo de sangue. Finalizado o procedimento, o cateter é retirado e o paciente fica em observação por apenas algumas horas, recebe alta no mesmo dia e pode voltar à vida normal 24 horas depois, sendo necessário apenas evitar esforço físico. Em pouco tempo, o paciente volta a produzir espermatozóides.


Fonte: Drº Henrique Elkis

Nenhum comentário:

Postar um comentário