segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Sintomas e tratamento da Varicocele


Na maioria das vezes, a varicocele é assintomática. Quando há sintomas, o mais comum é a dor testicular e uma sensação de peso na bolsa escrotal que piora em pé e alivia ao deitarmos. Isso faz todo o sentido uma vez que quando deitamos o sangue não precisa vencer a gravidade para voltar ao coração e a drenagem é deste modo facilitada.


Mas a dor não é o pior problema da varicocele, mas sim o risco de infertilidade. Ao tocar no saco escrotal, podemos notar que eles tem uma temperatura mais baixa que o resto do corpo. Se vocês repararem, os testículos são órgãos que ficam fora do corpo. Isto ocorre porque os mesmos funcionam melhor em temperaturas mais baixas que a do nosso organismo. Quando ocorre a varicocele, esse represamento de sangue na bolsa escrotal aumenta a temperatura da mesma, causando estresse para ambos os testículos.


O resultado final é uma queda na taxa de espermatozoides (oligospermia) e grande diminuição na sua mobilidade, levando por fim, à infertilidade.

Pelo mesmo motivo também pode ocorrer a atrofia testicular.

Tratamento da varicocele
O tratamento é indicado naqueles que apresentam sintomas, infertilidade ou sinais de atrofia do testículo.
Existem 3 opções:

1.) Cirurgia aberta: A cirurgia aberta é um procedimento simples, normalmente realizado com anestesia geral (em alguns casos com anestesia local). Dura 45 minutos e o paciente costuma ter alta no dia seguinte.

Devido ao edema, indica-se o uso de um apoio para a bolsa escrotal durante alguns dias. O paciente deve evitar esforço físico por 2 a 4 semanas. Relações sexuais somente após 10 dias.

2.) Cirurgia laparoscópica: É menos usada pois, neste caso, possui tempo operatório maior e alta hospitalar costuma demorar 48 horas. A única vantagem é uma incisão menor.

3.) Embolização da varicocele: É um processo não cirúrgico, semelhante a um cateterismo. Não é preciso anestesia geral (na maioria das vezes apenas sedação) e o procedimento dura apenas 1 hora em média.

Nenhum comentário:

Postar um comentário